O dia que mudou a aviação para sempre

Era início do século XX, e em Paris acontecia a  Exposição Universal, considerada na época o maior acontecimento internacional de todos os tempos. 

As notícias giravam em torno das construções da torre Eiffel, do metrô de Paris e do êxito das experiências com dirigíveis executadas pelo brasileiro Alberto Santos-Dumont. Nesse período, o homem mais popular da cidade era o brasileiro.

Paris tornou-se o verdadeiro ninho da aeronáutica, transformando-se na grande vedete mundial do início do século 20.  Era dia 23 de outubro de 1906 quando Santos Dumont colocou o avião 14 bis para voar. 

O povo acompanhava a pé, de bicicleta, em alegre procissão, até o momento mágico de o inventor brasileiro acionar o motor, para vencer a lei da gravidade, executar o voo da liberdade e obter a confirmação do êxito.

O avião era um aeroplano acoplado num balão cujas asas eram feitas de pipas-caixa e continha um motor de 50 cavalos-vapor. Havia ainda um cesto entre as asas onde o piloto de pé, já conhecido por suas façanhas no ar, sobrevoou o campo de Bagatelle, sob o olhar atento de um comitê oficial, da imprensa e de uma multidão de testemunhas.

Naquela memorável tarde, Alberto Santos-Dumont mostrou ao público, que acabara de inventar o avião, pois navegará pelo ar – saindo do solo e retornando – com recursos do próprio aparelho.

A máquina voou com uma altura de cerca de 3 metros e foi o bastante para a humanidade olhar para cima e para o futuro de forma diferente.

O voo foi comemorado, mas seu pouso ainda foi rudimentar e brusco, danificando os trens de pouso. Porém, foi reconhecido o sucesso do inventor daquela que seria a máquina mais pesada do que o ar.

Tal feito rendeu a Santos Dumont a Taça Archdeacon, um prêmio em dinheiro e os louvores de toda a imprensa. No dia seguinte, o Jornal Figaro disse, como consta em matéria publicada no site Uol, que “Santos Dumont é, com efeito, o primeiro que, devidamente fiscalizado, conseguiu, com os únicos recursos de seu aeroplano, deixar o solo e voar”.

A partir das invenções de Santos Dumont e, mais precisamente do voo realizado a bordo do 14 Bis, a aviação mundial começou a se desenvolver com mais agilidade e eficiência.

23 de outubro de 1906, o dia em que um brasileiro colocou o primeiro avião do mundo para voar, mudando assim, a história da humanidade. Data esta que virou símbolo da comemoração do Dia Mundial da Aviação e do Dia do Aviador no Brasil.

Se hoje possuímos máquinas seguras e podemos viajar para qualquer parte do mundo, grande parte deste mérito é destinado ao brasileiro que, com seu sonho de voar, desafiou os céus e o venceu!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *