O que o 5G tem a ver com a aviação

Nos últimos dias notícias vêm surgindo referente ao alerta emitido pelas duas maiores fabricantes de aviões do mundo, Boeing e  Airbus, afirmam que a nova tecnologia móvel, 5G, pode ter impacto negativo na indústria da aviação.

Mas afinal, qual a relação da tecnologia 5G com a aviação?

A tecnologia de internet móvel 5G, deverá ser implantada a partir  de 5 de janeiro de 2022 nos EUA, pelas gigantes das telecomunicações americanas AT & T e Verizon.

Na aviação,  existem alguns equipamentos indispensáveis, sendo um deles o altímetro. Os altímetros que rastreiam a altitude das aeronaves  sendo essenciais para medir a pressão atmosférica Se houver interferência nesse processo, os aviões ficam impedidos de pousar em situações de pouca visibilidade, o que causaria atrasos, desvios, até mesmo cancelamentos de voos e poderia vir a comprometer a segurança do voo.

“A interferência 5G pode afetar adversamente a capacidade da aeronave de operar com segurança”, disseram os chefes da Boeing e da Airbus Americas, Dave Calhoun e Jeffrey Knittel, em uma carta conjunta ao secretário de Transportes dos EUA, Pete Buttigieg. Ainda nesta carta, alertaram que a tecnologia poderia ter “um enorme impacto negativo na indústria da aviação”.

As preocupações levantadas pela indústria da aviação é que a nova tecnologia móvel sem fio poderia interferir nos altímetros e outros equipamentos das aeronaves.

Ao mesmo tempo, a indústria de telecomunicações dos EUA afirma que essa alegação não tem fundamento.

Até o momento, não se sabe os reais impactos da tecnologia para a aviação e nem se o governo dos EUA irá manter a implementação para 05 de janeiro de 2022.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *