Saiba quais são os primeiros passos para se tornar um piloto!

Uma das perguntas mais frequentes que nos fazem é sobre quais são as etapas que um piloto deve seguir para, de fato, se tornar um piloto.

É muito comum se sentir perdido e não saber por onde começar, são muitos cursos, nomenclaturas e etc…Mas primeiro, precisamos entender que você pode ser um piloto mas não receber nada por isso (piloto privado) ou então pode exercer atividade remunerada (piloto comercial).

Agora vamos lá, elaboramos um “checklist” de forma bem simplificada mostrando quais são estas etapas, sem entrar em muitos detalhes sobre cada uma delas:

1 – Gerar o código ANAC no site da agência

2 – Realizar o exame médico, conhecido como CMA (Certificado Médico Aeronáutico). Esta etapa pode vir antes da prova da ANAC, fica a critério do aluno.

3 – Estudar para a prova teórica de Piloto Privado da ANAC. Para Piloto Privado não é necessário se matricular numa escola ou aeroclube, ou seja, o aluno pode se preparar e estudar sozinho para a prova, fazer um curso à distância ou um curso presencial. Temos na SkyTraining curso à distância e presencial aos sábados.

4 – Realizar a prova teórica de Piloto Privado da ANAC.

5– Você pode iniciar as primeiras 17 horas de voo do seu treinamento prático enquanto estuda a parte teórica. Para o primeiro voo solo é preciso já estar aprovado na prova teórica da ANAC de cinco matérias. Depois disso ingressa na fase de voos de aperfeiçoamento, navegação, noturno e cheque de proficiência.

5 – Uma vez aprovado recebe a sua esperada carteira (licença) de Piloto Privado. No entanto, para quem quer seguir carreira, a licença de Piloto Privado ainda não dá direito ao piloto de trabalhar de forma remunerada na aviação.

6 – Aqui voltamos a praticamente os mesmos passos já analisados anteriormente. Para tirar a licença de PC o aluno deverá se matricular num aeroclube ou escola homologada para realizar o curso teórico de PC. Diferente do PP, para o PC o aluno não pode estudar sozinho, há a necessidade da realização de um curso homologado.

7 – Realizar a prova teórica de Piloto Comercial da ANAC.

8 – Tirar o CMA de 1ª Classe, que tem validade de um ano. Recomendamos fazer antes de voar as horas de piloto comercial, pois o exame médico é mais rigoroso e caso haja qualquer impedimento o aluno tenta sanar ou não sendo possivel, mantém-se na condição de Piloto Privado e não perde o investimento com horas de Piloto Comercial.

9 – Iniciar o treinamento prático de aproximadamente 110 horas, dependendo de quantas horas brevetou o Piloto Privado, fins de completar as 150 horas exigidas para ir a cheque de proficiência de Piloto Comercial.

10 – Realizar o voo de cheque de Piloto Comercial.

11 – Geralmente os pilotos incorporam no treinamento prático do PC as horas de IFR (voo por instrumentos) e MLTE (voo em aeronave multimotora).

12 – Com a licença de PC o piloto já tem os requisito mínimo para começar a procurar emprego na aviação e começar a acumular horas de voo para dar continuidade ao progresso de sua carreira. Com as habilitações de MLTE e IFR em mãos, não fica restrito a empregos apenas em monomotores.

Essa é uma sequência apenas como uma referência para você começar a compreender como funciona a formação de um piloto. Após cumprida essas etapas o piloto pode incluir outros importantes cursos em seu curriculum, como o INVA (instrutor de voo), Jet Training e teste de proficiência na língua inglesa pela ICAO.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato conosco.
Agora é hora de correr atrás do seu sonho de se tornar um piloto!

Bons voos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *